O BUDA AMIDA E O NEMBUTSU
|
O Budismo foi fundado na Índia há mais de 2500 anos por Siddhartha Gautama, também conhecido por Sâkyamuni, o Buda.
A palavra Buda significa Desperto ou Iluminado. Siddhartha Gautama, o Buda, não se apresentou como um deus nem como um profeta de um deus.
Apresentou-se como um homem que, depois de uma longa busca, alcançou a Verdade referente à origem e ao cessar dos sofrimentos que afligem o homem.
Essa verdade é chamada de Dharma (Lei, Princípio, Fundamento) e constitui a essência do ensinamento budista.
O Buda histórico não inventou o Dharma, ele apenas descobriu o Dharma eterno que sempre foi, é e será, e agiu como seu porta voz. O Dharma é plenitude de Luz e Vida, Sabedoria e Compaixão.
Ele não tem forma, nem cor nem cheiro, está além da palavra e do pensamento, mas, para que os homens possam compreendê-lo, assume a forma de um Buda luminoso, o Buda Amida.
Sâkyamuni ensinou que um asceta de nome Dhamakara jurou conduzir todos os seres viventes à Iluminação e tornou-se Buda com o nome de Buda Amida.
Amida significa imensurável. Ele tem esse nome porque a Sabedoria e a Compaixão búdicas são imensuráveis. A estória de Dharmakara se passa em uma dimensão fora do tempo e, simultaneamente, dentro do coração de cada um de nós.
É estória exemplar que descreve o despertar da Sabedoria e da Compaixão búdicas no coração dos seres viventes.
Esse despertar torna-se possível quando ouvimos o Dharma e praticamos o Nembutsu.
O Nembutsu consiste na recitação da frase NAMU AMIDA BUTSU, que significa: - “Eu tomo refúgio no Buda da Luz e da Vida Imensurável”.
O Nembutsu é a prática central de nossa Escola Budista, a Verdade Escola da Terra Pura ou Jodo Shinshu. Segundo Shiran (1173-1262), o Patriarca fundador da Escola, o Nembutsu não é uma prece para pedirmos curas, milagres ou a nossa iluminação espiritual.
O Nembutsu é um cântico de gratidão que brota de nossos lábios quando a luz do Dharma ilumina nossos corações, dissipando as trevas da ignorância, causa primordial de todo o sofrimento.
A estátua dourada que se encontra no centro dos altares dos templos da Escola Jodo Shinshu representa o Buda Amida e não o Buda histórico Sâkyamuni.
Algumas pessoas estranham a ausência de Sâkyamuni em nossos altares e chegam a dizer que o Jodo Shinshu não é Budismo. Entretanto, Amida é o fundamento da iluminação não só do Buda histórico Sâkyamuni, mas de todos os Budas do passado, do presente e do futuro. Esse mesmo fundamento está presente no Nembutsu.
Texto retirado do Livro de Louvação – CHO CHIN GUE
Colaboração - Adriana Honda